• Contato: (74) 3613-2668
  • contato@fds.edu.br

Licenciatura em Pedagogia

Licenciatura em Pedagogia

Vestibular Tradicional 2019.1 - FDS Juazeiro

#SejaFDSJuazeiro

Sobre o Curso

event4

Licenciatura em Pedagogia

O Curso de Pedagogia da Faculdade FDS tem como eixo orientador o fortalecimento da identidade do pedagogo, promovendo a formação integral do educando e sua capacitação ao exercício profissional, incentivando o aprendizado contínuo, a atuação solidária, para o desenvolvimento da sociedade por meio de conteúdos essenciais no atual contexto de reforma dos paradigmas educacionais.

Como parte de um projeto maior que é o da Faculdade FDS, associa os limites de uma expansão institucional já estabelecida às previsões da demanda social e econômica relacionadas ao mercado de trabalho para o pedagogo; assenta os contornos das prioridades correspondentes na perspectiva das ações de índole comunitária e das funções extensionistas da qual se articulam as atividades que, no plano acadêmico, científico e cultural, desenvolvem-se como tarefas indissociáveis e complementares.

O Curso de Pedagogia criado pela FDS visa atender à demanda educacional que se avoluma na região, estabelecendo um vínculo social e comunitário para o crescimento da região de Pernambuco, com projeto pedagógico calcado na Legislação pertinente, em especial na Resolução Nº. 01, de 15 de maio de 2006 e no Parecer Nº. 05, de 13 de dezembro de 2005, que instituem as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura.

Sob a orientação de professores, os alunos participam de projetos nas escolas de Educação Básica e outros espaços educativos escolares e não-escolares, prestando serviços por meio do desenvolvimento de práticas importantes para a formação pedagógica. Desenvolvem atividades complementares diversas: seminários, simpósios, pesquisas qualitativas inerentes à área, importantes para a iniciação científica e projeto de educação continuada.

Geral

O Curso de Pedagogia da Faculdade FDS visa à formação de profissionais qualificados, comprometidos com a melhoria da qualidade da educação brasileira e com o desenvolvimento do processo de educação permanente de cada indivíduo.

Específicos

• Propiciar a formação do futuro educador, com vasto domínio dos conhecimentos teóricos e científicos do processo ensino-aprendizagem e da criatividade no campo educacional.
• Formar profissionais com uma visão global, habilitados a compreender as transformações emergentes do contexto social, político e econômico no qual ele próprio está inserido e no contexto mundial.
• Dominar os conteúdos básicos das áreas de conhecimento, objetos de sua prática docente, apto a resolver problemas da prática docente e da dinâmica escolar primando pela aprendizagem dos alunos.
• Obter a plena compreensão e a capacidade de atuação sobre o processo ensino-aprendizagem na escola e as relações desta com a sociedade onde se insere.
• Avaliar, dimensionar as características sócio-culturais e pedagógicas capazes de sistematizar e socializar sobre a prática docente.
• Criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos.
• Promover uma prática educativa que leva em conta as características dos alunos e das comunidades.
• Analisar o percurso de aprendizagem formal e informal dos alunos, identificando características cognitivas, afetivas e físicas, traços da personalidade e processo de desenvolvimento.
• Atuar de modo adequado às características específicas dos alunos, considerando as necessidades de cuidados, as formas peculiares de aprender, desenvolver-se e interagir socialmente em diferentes etapas da vida.
• Utilizar estratégias diversificadas de avaliação de aprendizagem e, a partir de seus resultados, formular propostas de intervenção pedagógica considerando o desenvolvimento de diferentes capacidades dos alunos.

DISCIPLINAS

 
SEMESTRE I
Filosofia da Educação
Metodologia da Pesquisa Científica
Leitura e Produção de Textos
Fundamentos da Psicologia da Educação
História da Educação
SEMESTRE II
Sociologia da Educação
Antropologia da Educação
Fundamentos Epistemológicos da Pedagogia
Psicologia da Educação
Educação e Novas Tecnologias da Comunicação e Informação
Pesquisa e Prática Pedagógica I
Seminário Temático I – Avaliação Educacional e Institucional
SEMESTRE III
Didática
Currículos e Programas
Política e Organização da Educação no Brasil
Letramento e Alfabetização
Pesquisa e Prática Pedagógica II
SEMESTRE IV
Conteúdo e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
Conteúdo e Metodologia do Ensino da Matemática
Educação de Jovens e Adultos
Conteúdo e Metodologia do Ensino das Ciências Naturais
Pesquisa e Prática Pedagógica III
Seminário Temático II – Educação e Desenvolvimento Sustentável
SEMESTRE V
Conteúdo e Metodologia do Ensino de História
Conteúdo e Metodologia do Ensino de Geografia
Educação Especial
Libras – Língua Brasileira de Sinais
Pesquisa e Prática Pedagógica IV – ESTÁGIO
SEMESTRE VI
Educação e Ludicidade
Literatura Infanto Juvenil
Fundamentos da Educação Infantil
Fundamentos e Metodologias da Leitura e Escrita na Educação Infantil
Fundamentos e Metodologias da Matemática na Educação Infantil
Fundamentos e Metodologias das Ciências Naturais e Sociais na Educação Infantil
Pesquisa e Prática Pedagógica V – ESTÁGIO
Seminário Temático III – Ética e Cidadania
SEMESTRE VII
Arte e Educação
Educação Étnico Racial e Diversidades
Educação no Campo
Estatística – Métodos Quantitativos Aplicados a Educação
Trabalho de Conclusão de Curso I
Pesquisa e Prática Pedagógica VI – ESTÁGIO
SEMESTRE VIII
Gestão de Espaços Educativos e Direitos Educacionais
Politica e Financiamento da Educação Básica
Pedagogia Organizacional e Direitos Humanos
Trabalho de Conclusão de Curso II
Pesquisa e Prática Pedagógica VII – ESTÁGIO
Atividades Acadêmico-Cientifico-Culturais

 

MATRIZ CURRICULAR COMPLETA –  ACESSAR

Breve informações!

Breve informações!

Breve informações!

Inscreva-se
Newsletter